………..
As Biópsias Peroperatórias Cerebrais (“Congelação”) consistem na realização de uma avaliação de tecido cerebral durante a neurocirurgia, com a presença do neuropatologista no centro cirúrgico, ou com envio imediato do material ao laboratório durante o procedimento. Ela objetiva diagnósticos preliminares rápidos que podem orientar o neurocirurgião quanto ao tipo de conduta a ser realizada.
No caso de realização de Biópsias esterotáxicas a participação do neuropatologista em sala de cirurgia objetiva a certificação de que a lesão foi atingida e o material coletado é suficiente para a o diagnóstico. Assim, são reduzidas as chances de necessidade de nova intervenção cirúrgica para coleta de um novo material.
Quando é realizada uma ressecção da lesão, a presença do neuropatologista em sala orienta os neurocirurgiões quanto a necessidade de aprofundar a retirada de material ou não, garantindo uma ressecção mais efetiva da lesão e reduzindo muito a possibilidade de sequelas deixadas pelo procedimento cirúrgico já que evita a retirada me material desnecessário.
.