Como escolher o músculo para a Biopsia Muscular?
Isso deve ser baseado na distribuição da fraqueza muscular, conforme avaliado por avaliação clínica detalhada. Ao selecionar o músculo para biópsia, é importante não escolher um músculo que está tão gravemente envolvido no processo da doença que será amplamente substituído por tecido adiposo ou conjuntivo e mostre poucos traços reconhecíveis do processo da doença subjacente ou, no por outro lado, um músculo que é tão pouco afetado que não mostra alterações suficientes.
Em geral, onde a distribuição da fraqueza é proximal, selecionamos um músculo proximal moderadamente afetado que também é razoavelmente acessível, como o quadríceps (reto femoral ou vasto lateral) na perna ou o bíceps no braço. Em outras circunstâncias, o deltoide ou gastrocnêmio também são músculos adequados para biópsia. Quando a fraqueza é principalmente distal, um músculo do membro mais distal pode ser selecionado, mas mesmo nessas circunstâncias a biópsia de um músculo proximal pode revelar o processo patológico subjacente de forma adequada.
#biopsiamuscular #biopsia #neuro #neurologista #reumato #reumatologista #neuromuscular #musculo #muscular #doencadomusculo #doencamuscular