Como escolher o músculo para a Biopsia Muscular?

17 de janeiro de 2022 by Mariana
NEURONIO-13.png

Isso deve ser baseado na distribuição da fraqueza muscular, conforme avaliado por avaliação clínica detalhada. Ao selecionar o músculo para biópsia, é importante não escolher um músculo que está tão gravemente envolvido no processo da doença que será amplamente substituído por tecido adiposo ou conjuntivo e mostre poucos traços reconhecíveis do processo da doença subjacente ou, no por outro lado, um músculo que é tão pouco afetado que não mostra alterações suficientes.

Em geral, onde a distribuição da fraqueza é proximal, selecionamos um músculo proximal moderadamente afetado que também é razoavelmente acessível, como o quadríceps (reto femoral ou vasto lateral) na perna ou o bíceps no braço. Em outras circunstâncias, o deltoide ou gastrocnêmio também são músculos adequados para biópsia. Quando a fraqueza é principalmente distal, um músculo do membro mais distal pode ser selecionado, mas mesmo nessas circunstâncias a biópsia de um músculo proximal pode revelar o processo patológico subjacente de forma adequada.

 

 

Fonte: Dubowitz, V., Oldfors, A., Sewry, C. A. Muscle Biopsy: A Practical Approach. Reino Unido: Elsevier – Health Sciences Division, 2021.

 

#biopsiamuscular #biopsia #neuro #neurologista #reumato #reumatologista #neuromuscular #musculo #muscular #doencadomusculo #doencamuscular

Logo Neurodiagnostic Brasil-branco-footer

A Neurodiagnostic Brasil é especializada na análise de materiais oriundos do Sistema Nervoso Central, Periférico (nervos) e Músculos Esqueléticos.

Atendimento: R. Santos Saraiva, 469, Sl. 19 - Estreito 88070-101 - Florianópolis - SC

Fones: +55 (48) 3091-5611 / 99697-1302

E-mail: neurodiagnostic@neurodiagnosticbrasil.com

Artigos Recentes

Neurodiagnostic Brasil 2021. Todos os Direitos Reservados. Por: FFL Desenvolvimentos.