Aguarde por favor...

Meningioma

13 de Maio de 2020 by Mariana

É um grupo de neoplasias que, em sua maioria, são benignas e de baixo crescimento. Alguns poucos subtipos podem possuir combinações de parâmetros morfológicos que estão associados com desfechos clínicos menos favoráveis. Estes subtipos podem corresponder histologicamente aos graus II e III.

A média de idade de pacientes com meningioma é de 65 anos e o risco de possuir tal lesão aumenta com a idade. Os sintomas mais comuns ocorrem devido à compressão de estruturas adjacentes, com déficits específicos que dependem da localização do tumor. Dores de cabeça e crises epiléticas são comuns (mas não específicas).

Estudos mostram que cerca de 20% dos meningiomas recidivam em 20 anos. Os principais fatores de recidiva são a extensão da ressecção, que pode ser influenciada pela localização do tumor, extensão da invasão a ligação com estruturas intracranianas vitais etc. Outros fatores clínicos como a idade ou sexo do paciente são fatores preditivos menos importantes nas recidivas.

 

FONTE: LOUIS, D. et al. WHO Classification of Tumours of the central Nervous System. 4th Ed. IARC: Lyon, 2016.

Logo Neurodiagnostic Brasil-branco-footer

A Neurodiagnostic Brasil é especializada na análise de materiais oriundos do Sistema Nervoso Central, Periférico (nervos) e Músculos Esqueléticos.

Atendimento: R. Santos Saraiva, 469, Sl. 19 - Estreito 88070-101 - Florianópolis - SC

Fones: +55 (48) 3091-5611 / 99697-1302

E-mail: [email protected]

Artigos Recentes

Neurodiagnostic Brasil 2019. Todos os Direitos Reservados. Por: FFL Desenvolvimentos.