Área de Notícias sobre Neurologia e Dicas de Saúde

Blog de Notícias

Tumores de Hipofise 2
Linhagem Celular Adenohipofisária
Classificação de Adenomas Hipofisários
06/fev/2020

A 4ª edição da classificação de tumores da hipófise da Organização Mundial da Saúde – OMS, publicada em 2017, recomenda diversas alterações na classificação de tumores da hipófise, descreve novas entidades e redefine algumas antigas.

As principais mudanças da nova edição concentram-se na classificação dos tumores da hipófise anterior (adenohipófise). Estas alterações incluem (1) uma nova abordagem para a classificação de tumores neuroendócrinos de acordo com a linhagem das células adenohipofisárias; (2) alteração na graduação dos tumores neuroendócrinos hipofisários com eliminação da nomenclatura “adenoma atípico”; (3) introdução de novas entidades como Blastoma Hipofisário e redefinição de antigas entidades como o adenoma de células nulas.

Nas últimas décadas, diversos fatores de transcrição e outros fatores de diferenciação hipofisários foram descobertos. Esta nova classificação traz informações de grande relevância terapêutica e prognóstica. A nova classificação utiliza a linhagem celular como forma de categorização. Esta nova classificação é baseada em estudos imunohistoquímicos e outras colorações especiais destinados aos hormônios hipofisários, sendo esta a principal ferramenta diagnóstica para este tipo de tumor no momento.

 

FONTE: LOPES, M. Beatriz S. The 2017 World Health Organization classifiction os tumors of the pituitary gland: a summary. Acta Neuropathol., n. 134, p. 521-535. Springer-Verlag GmbH Germany 2017.


Tumores de Hipófise - parte 1
Classificação OMS2017 Hipofise
21/jan/2020

A maioria dos tumores hipofisários são pouco agressivos, mas podem causar diversos transtornos ao alterar a produção de hormônio de inúmeras glândulas em nosso corpo ou ainda alguns sintomas neurológicos como: visão dupla e perda da acuidade, perda de visão periférica, cegueira repentina, dor de cabeça, dor ou dormência no rosto, tontura, desmaios, etc.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) liberou em 2017 uma nova classificação de tumores hipofisários. Esta nova classificação oferece informações de grande relevância ao tratamento e ao prognóstico do paciente.

A nova classificação é feita preferencialmente de acordo com a linhagem celular ao invés da produção hormonal realizada pela hipófise. Outro ponto importante enfatizado pela nova classificação é a definição da imunohistoquímica em combinação com outras colorações especiais como as principais técnicas necessárias à sua classificação.

Esta nova classificação ficou mais prática, fornecendo informações definitivas ao diagnóstico e valiosos dados prognósticos que auxiliam muito na orientação do tratamento a ser definido pela equipe médica. Lesões mais agressivas devem ser identificadas com base na histopatologia, índice mitótico, índice de marcação do anticorpo Ki-67, bem como a infiltração do tumor nas demais áreas cerebrais.

 

FONTE: LOPES, M. Beatriz S. The 2017 World Health Organization classifiction os tumors of the pituitary gland: a summary. Acta Neuropathol., n. 134, p. 521-535. Springer-Verlag GmbH Germany 2017.

 


Logo Neurodiagnostic Brasil-branco-footer

A Neurodiagnostic Brasil é especializada na análise de materiais oriundos do Sistema Nervoso Central, Periférico (nervos) e Músculos Esqueléticos.

Atendimento: R. Santos Saraiva, 469, Sl. 19 - Estreito 88070-101 - Florianópolis - SC

Fones: +55 (48) 3091-5611 / 99697-1302

E-mail: neurodiagnostic@neurodiagnosticbrasil.com

Artigos Recentes

Neurodiagnostic Brasil 2021. Todos os Direitos Reservados. Por: FFL Desenvolvimentos.