Aguarde por favor...

Fibras-finas.jpg
Neuropatias

Neuropatias de Fibras Finas (Biopsia de Pele)


O Consenso da Academia Brasileira de Neurologia define Neuropatia de Fibras Finas (NFF) como um subtipo de neuropatia caracterizada pelo envolvimento seletivo de fibras sensitivas amielínicas ou pouco mielinizadas.

Esta neuropatia é caracterizada por manifestações predominantemente sensitivas (dor/disestesias/prurido) ou queixas sensitivas e autonômicas combinadas, associadas a exame neurológico e eletroneuromiografia frequentemente normais.

Diversas condições médicas podem causar a NFF, incluindo desordens metabólicas, infecciosas, nutricionais, vasculares, genéticas e autoimunes. Não há estudos epidemiológicos que confirmem a prevalência ou incidência da NFF, mas foi constatado ser particularmente frequente em pacientes com diabetes, pre-diabetes e doenças do tecido conjuntivo.

O diagnóstico definitivo da NFF é determinante para uma boa conduta terapêutica. A biopsia de pele para avaliação de fibras finas mudou o conceito deste tipo de neuropatia e é considerada o padrão ouro para o diagnóstico de NFF por diferentes sociedades internacionais. É o método diagnóstico mais utilizado nos EUA e Europa, pois permite a confirmação do diagnóstico de NFF direcionado para a identificação das causas subjacentes.

Realizada a partir de um punch dermatológico é um procedimento altamente seguro. Compreende avaliação morfológica de densidade linear das fibras nervosas intradérmicas, que possui diferentes valores normativos, conforme sexo e idade do paciente.

Nos últimos anos houve um grande avanço na investigação da NFF. Os novos critérios diagnósticos e a biopsia de pele para avaliação de fibras finas trouxeram abordagens diagnósticas mais confiáveis para a prática clínica e mais claras para estudos futuros.


Fonte:

LAURIA G et al. Small fiber neuropathy. Curr Opin in Neurol. 25:542-549 (2012).

GONDIM FAA et al. Definition and diagnosis of small fiber neuropathy: consensus from the Peripheral Neuropathy Scientific Department of the Brazilian Academy of Neurology. Arq. Neuropsiquiatr. 76(3), 200-208 (2018).


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

19 − oito =


Logo Neurodiagnostic Brasil-branco-footer

A Neurodiagnostic Brasil é especializada na análise de materiais oriundos do Sistema Nervoso Central, Periférico (nervos) e Músculos Esqueléticos.

Atendimento: R. Santos Saraiva, 469, Sl. 19 - Estreito 88070-101 - Florianópolis - SC

Fones: +55 (48) 3091-5611 / 99697-1302

E-mail: neurodiagnostic@neurodiagnosticbrasil.com

Neurodiagnostic Brasil 2019. Todos os Direitos Reservados. Por: FFL Desenvolvimentos.